GIBIblioteca

07/04/2011

Conan, O Bárbaro

Vou comentar uma grande doação de revistas do bárbaro cimério feita pelo Prof. Oscar Tomaz, cerca de 40 edições em ótimo estado. São da editora Mythos de 2002 a 2004, com histórias clássicas e outras inéditas. Obrigado!

O herói da era hiboriana foi criado por Robert E. Howard e foi sucesso de vendas no Brasil e na Europa por muitos anos. As adaptações para os quadrinhos foram primeiramente publicadas pela Marvel, e depois por outras editoras, como a Dark Horse.

Oriundo da literatura de ficção, ganhou também versão no cinema no início dos anos 80, com Arnold Schwarzenegger, e em 2011 ganhará novo filme.

As histórias sempre trazem Conan em aventuras ótimas enfrentando magos, feras e monstros ou outros guerreiros, sempre empunhando sua espada e correndo atrás de vinho, ouro e ação, até o dia em que conquistará seu próprio reino. No caminho, encontra amigos e várias e belíssimas mulheres.

Dos desenhistas que trabalharam nos quadrinhos, merecem destaques Barry Windsor-Smith e o sempre ótimo John Buscema. As artes em preto e branco realmente valorizam o trabalho dos artistas. Vejam:

Robert E. Howard também criou os personagens Rei Kull, a guerreira ruiva Sonja e o puritano inglês da era elizabetana Solomon Kane. Todos ganharam versão em filmes também, embora não tenham alcançado o sucesso de CONAN!

Escrito por Prof. Cássius às 13h53
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]

05/04/2011

Mundos Paralelos

Uma das grandes vantagens que a leitura proporciona é o desenvolvimento da capacidade de imaginar e abstrair, e assim ampliar os horizontes de nossa mente. Com as histórias em quadrinhos, ao contrário do que muitos pensam, não é diferente. Não é porque ali tem um desenho que o leitor deixará de imaginar a cena ou personagem. Muitas vezes ele tenta imaginar na vida real o que se passa em forma de desenho. Isso já é abstrair e imaginar.

Mas um dos exercícios de imaginação que os quadrinhos proporcionam é o de se conhecer realidades alternativas para personagens conhecidos, apresentando versões diferentes do mundo em que vivem. Muitas vezes me deparei com pessoas que não conseguem entender um filme, série de TV ou livro por faltar a capacidade de entender o conceito de mundo paralelos, bem como viagens no tempo. Dois exemplos são os filmes “De Volta Para O Futuro” e o seriado “Lost”, que lidam com conceitos deste tipo.

E é importante ressaltar que embora sejam ficção, essas ideias são respaldadas em parte pelas teorias da física e mecânica quântica, que lidam com coisas como múltiplas possibilidades, teoria do caos e o princípio da incerteza. Com isso, podem despertar o interesse nessas áreas do conhecimento.

Nos quadrinhos da Marvel existe uma série chamada “O que aconteceria se...” que mostra diferentes consequências para os atos dos personagens em momentos cruciais de suas histórias, uma outra dimensão onde tudo ocorreu diferente, e também as minisséries que mostram os dias finais de alguns super-heróis. Na editora DC existe algo parecido, uma série batizada no Brasil de “Túnel do Tempo”.

Vejamos algumas.

Liga da Justiça – O Prego – O mundo sem o Superman. Tudo por que um prego furou o pneu da caminhonete de Jonathan Kent na manhã em que encontraria o pequeno Kal-El.

Super-Homem – Morcego de Aço – Nessa versão, o casal Wayne encontra o foguete com Kal-El. Depois que são assassinados, surge o Batman superpoderoso.

O que aconteceria se o Justiceiro tivesse matado o Demolidor – publicado em Superaventuras Marvel 132 – Frank Castle fere o Homem-Aranha quando perseguido por assassinar o herói citado, por conta disso a identidade do Aranha é revelada e Tia May morre assassinada por inimigos dele. Peter Parker tenta se vingar e o Justiceiro o mata também. Para se redimir, tenta acabar com a eleição do novo prefeito de Nova Iorque, que era mandado pelo Rei do Crime.

Quarteto Fantástico – O Fim – O sistema solar é colonizado pela Terra, que é um paraíso tecnológico. Mas nesse futuro onde as pessoas vivem séculos, os membros do Quarteto quase nem se falam, depois que os filhos de Reed e Susan foram mortos.

Escrito por Prof. Cássius às 08h53
[ ] [ envie esta mensagem ] [ ]